17 junho 2015

A Fada - Carolina Munhóz

Título: A Fada
Autora: Carolina Munhóz
Editora: Fantasy - Casa da Palavra/ Leya
Ano: 2012
Páginas: 256
Gênero: Ficção - Fantasia

Sinopse: Alguns jovens ganham presentes caros, passagens aéreas ou festas surpresa em seus aniversários de 18 anos. Melanie Aine ganhou o falecimento do pai, uma estranha tatuagem e a descoberta de que não era um ser humano. Como se tudo isso não fosse suficiente, Melanie ainda descobriu, por detrás da enevoada e mística cidade de Londres, um mundo fantástico que até poderia ignorar, se não fosse parte importante dele. Um legado que traz com ele diversas tragédias e problemas pessoais ao qual ela não espera se adaptar, mas não sabe se terá opção. A única parte recompensadora parece ser seu encontro com um homem misterioso, oriundo de uma família bruxa poderosa, cuja relação caminha em uma linha bamba e tênue que separa afeto e fúria. Um afeto que pode levá-la à transcendência e à vida eterna. Uma fúria que pode conduzi-la a morte e ao esquecimento. Dentre muitos feitiços, lutas, criaturas mágicas e eventos sobrenaturais, A Fada é uma história de descobertas e superações, sobre como o amor pode fazer várias pessoas redescobrirem a vida e a magia nela.

Olá pessoal!

Hoje eu tenho o prazer de trazer para vocês o romance de estréia de uma escritora brasileira que cada dia ganha mais e mais espaço no mundo da fantasia juvenil. Seu nome é Carolina Munhóz e provavelmente todos já devem ter ouvido falar dela, ou no mínimo visto algum de seus livros expostos nas livrarias. 

A Fada foi escrito quando a autora tinha 16 anos, então facilmente percebe-se que ela não era uma escritora à lá Tolkien. Por quê eu digo isso? Simplesmente por ter visto muitas resenhas criticando a escrita e o desenrolar da história, os chamando de "imaturos". Mas convenhamos, quem aos 16 anos escreve uma obra prima? Tudo bem, sempre haverá um gênio mirim por aí, mas não é o caso dela, então vamos tentar ser mais toleráveis.

Voltando ao livro, eu quero falar primeiramente do aspecto visual dele. Raramente eu me atento a isso, mas este me surpreendeu pela beleza. A capa não é tão cheia de detalhes, no máximo tem um leve alto relevo no título e no nome da escritora. O verdadeiro encanto dele está à partir da contracapa, ela é em tom dourado repleta de borboletas de um bege claro. As folhas são mais grossas, levemente ásperas e daquele tom amarelado/bege. Por fim, cada início de capítulo é uma página repleta de borboletas negras, sem texto atrás. Tudo isso vocês podem ver na imagem à seguir.


Sendo sincera de todo coração com vocês, eu só posso dizer que o livro é bom sim! Ele não tem uma narração cansativa e é daquele tipo de leitura rápida e fácil. Claro que ela deixou alguns pontos à desejar, porém já vi isso acontecer em grandes obras, super aclamadas por aí. A verdade é que vai de gosto e do clima que a pessoa está no momento. 

Quando eu li, a minha intenção era uma história mais leve, que não me fizesse ter que pensar demais, até porque eu estava em uma fase agitada na faculdade e não queria um livro que me desgastasse ainda mais. Portanto, esse foi perfeito pra mim, mas o que me motivou a comprar, foi o fato da autora ser fã de Harry Potter. Gente, eu amo Harry Potter, qualquer coisa que tiver referência à essa série, eu vou ler.

Vamos para as considerações: 

A Fada é um livro de fantasia que conta a história de uma garota que descobre ser uma fada e que tem uma missão a cumprir para enfim poder reinar no mundo das fadas. No meio tempo em que ela tenta saber o que é essa missão, acaba conhecendo um bruxo que rapidamente a seduz e ambos se apaixonam. Quando ela finalmente acha que está no caminho certo, há uma reviravolta que a faz ver que aquele homem não iria fazer parte de seu futuro. Melanie Aine, como se chama a garota, é uma jovem tímida que se vê sozinha de repente e a únicas pessoas com quem ela pode contar, são um casal de amigos da família. Durando o desenrolar dos acontecimentos, ela os procura diversas vezes para pedir conselhos, nesse ponto percebe-se como ela está perdida e confusa, até porque tudo aconteceu de uma vez, a perda do pai, saber que era uma fada e a mãe que a "abandona". 

O ritmo da leitura foi bem agradável, em certos momentos dava para perceber que a escritora acelerava um pouquinho os acontecimentos e em outros demorava mais para os desenvolver, mas nada que tornasse o livro chato ou qualquer coisa do tipo. O que mais senti falta, foi entender melhor os personagens. Achei eles um pouco vagos demais, sem uma personalidade forte e marcante, o que ficou devendo, já que poderiam ter sido muito bem trabalhados. Outro ponto onde senti uma falha, foi na tão falada missão que ela tinha que cumprir. Não sei se fui eu, mas não consegui entender muito bem o que era exatamente que ela tinha que fazer, infelizmente. (Ou será que era a parte da divulgação?.... Não sei mesmo.) 

Agora o final, me surpreendeu totalmente! Eu até tinha brincado comigo mesma, apostando que o garotinho iria ter uma função especial, mas não esperava de modo algum que terminaria daquela forma. Foi muito criativo! Só não curti a parte do Arthur, ele merecia um final melhor do que o que ganhou. 

De modo geral, não tenho muito o que falar. É um livro de fadas, ou seja, fantasia pura. Se a pessoa não gosta, nem adianta querer ler porque só vai achar defeito. Como eu amo tudo que envolva magia, bruxaria, fadas e afins, eu me apaixonei e virei fã da Carolina Munhóz. Agora, se quiserem tentar ler, lembrem-se de abrir as mentes e sonhar!

Para quem quiser conhecer mais sobre a escritora e os outros livros que ela tem publicados, eu deixo aqui o link: www.carolinamunhoz.com/blog/
Essa música tem o clima perfeito para o livro, cada vez que a ouço, penso na Melanie e nas fadas: Christina Aguilera - Lotus Intro

Por Jéssica ♔

Nenhum comentário:

Postar um comentário