06 agosto 2015

O Projeto X

Autor: Marc Cerasini
Tradução e adaptação: Otávio Albuquerque
Revisão: Alessandro Lima
Título Original: Wolverine: Weapon X
(Wolverine: Arma X) 
Páginas: 319
Ano: 2005/2006 - publicado originalmente pela Pocket Books (novembro/2005)
Editora: Panini


Sinopse: No passado ele foi um valioso agente das forças especiais canadenses. Agora, porém, o homem conhecido apenas como Logan enfrenta tempos difíceis. O alcoolismo, a lembrança de uma desastrosa missão na Coréia do Norte e um sinistro segredo conhecido apenas por ele mesmo castigam sua alma atormentada. Reduzido ao nível de um vagabundo briguento e criminoso desprezível, em fuga após um assassinato, ele é repentinamente capturado e levado para um complexo de pesquisas científicas nas Rochosas Canadenses. O Objetivo: torná-lo cobaia de um ultrasecreto experimento. 
Sob a direção do brilhante, inescrupuloso e enigmático Professor, Logan inicia um agonizante processo de transformação para domar seus poderes mutantes e se transformar na Arma X - uma implacável e indestrutível máquina assassina, um arauto da destruição com garras retráteis de metal mais resistentes que diamantes e habilidade de se regenerar após qualquer ferimento. Porém, enquanto a mente e o corpo de Logan são torturados por aqueles que buscam dominá-lo, seus algozes subestimam a força de vontade, herança secreta e destino maior do herói provocando resultados ainda mais catastróficos. 
♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ 

Olá meus amigos, como vocês estão? 

Eu acabei de entrar em uma maratona dos livros da Marvel e estou realmente começando com este, e confesso que não dava muito créditos para o livro, visto que eu o comprei já usado, as folhas estavam bem amareladas e era uma edição mega simples. Mas me surpreendi e vim contar sobre ele para vocês. Todo mundo sabe o quanto eu realmente gosto das criações da Marvel e, ao meu ver, Wolverine é uma das melhores e eu não perco nenhuma participação dele em filmes, tanto pelo ator ser um gostoso quanto pelo personagem em si. 
Todos foram causados por mim. O Guerreiro Eterno. A Mão de Deus, o Mestre da Guerra. Um espírito sem início e talvez sem fim, apenas uma eternidade de sofrimento, luta e a maré das batalhas. Sem paz, sem descanso. Sem amor, sem família, sem lar. A espada minha única amante, o estandarte de guerra mercenário o meu testamento. {Pág. 251/252}
Quando eu comecei a ler todo mundo me falava "ué, está lendo o que todo mundo já sabe, qual a graça?", a graça está que o livro não é a visão do Wolverine e sim dos criadores da Arma X, ou seja, temos poucas aparições dos pensamentos e ações do nosso velho Logan em si. Aliás, no livro, ele é apenas Logan, e não Wolverine, que fique claro, né.  E nessas poucas aparições temos um Logan confuso e totalmente sofrido, nos levando a acreditar que ele não sabe o que está vivendo. Passei todo o livro achando que ele vivia em completo sonho, alucinando sobre uma realidade nunca vivida e o final do livro me surpreendeu de forma muito boa. 
O livro conta a história dos muitos testes realizados no homem mutante chamado Logan e no que era esperado que ele se tornasse. O Professor contrata uma equipe formada basicamente pela bela Carol Hines, Dr. Abraham B. Cornelius, Dr. Hendry e Dr. MacKenzie, contando com a ajuda de Cutler e seus domadores de animais. O Projeto é encabeçado por Cornelius, um homem acusado pelo assassinato de sua esposa e seu filho que vê a salvação apenas quando o Professor o recebe em sua equipe para o desenvolvimento de um homem capaz de obedecer ordens de forma rápida sem questionamentos: um super soldado. O que era um projeto simples, torna-se uma monstruosidade quando cada um dos pesquisadores se dá conta que o que devem fazer não é simplesmente criar um humano incapaz de não responder ao chamado e sim liberá-lo a sua forma mais primitiva, a de um animal controlado por ordens e facilmente desligado e ignorado: um robô de carne e osso. 

O livro apenas peca no quesito: quem ta aonde e quando. Muitas mudanças de personagens estão coladas a outras, sem espaçamentos nem nada e isso torna o livro um pouco confuso, mas o sangue e a crueldade estão presentes no livro do início ao fim. Esse foi um dos livros que mais gostei sobre o mundo da Marvel. Realmente eu gostei muito e passei a admirar ainda mais o Logan. 

Agora eu te pergunto, isso realmente dá certo? Até que ponto esses pesquisadores conseguem influenciar o nosso bom Logan e no que ele se transforma? Confere lá, caso você goste dele tanto quanto eu vai adorar o final do livro hahahaha. 
O professor chegou mais perto. "A maldição de Logan era continuar vivendo, enquanto amigos, amantes, esposas -talvez até filhos e filhas- envelheciam e morriam diante de seus olhos. Pode imaginar tamanha solidão?" {Pág. 119} 
Por Bruna 

Nenhum comentário:

Postar um comentário