31 agosto 2015

Sigam as formigas


Autor: Jason Starr
Tradutor: Caio Pereira
Revisão: Samuel Vidilli
Ilustração da Capa: Will Conrad
Editora: Novo Século
Ano: 2015 
Páginas: 251
Título Original: Ant-Man: natural enemy
(Homem-Formiga: inimigo natural)
Gênero: Ficção: Literatura norte-americana. Super-Heróis.

Sinopse: A formiga é um dos seres mais fortes do mundo. 
Conheça Scott Lang. Ex-vigarista, pai solteiro e Homem-Formiga nas horas vagas. Ao lado de sua filha Cassie, Scott encara uma nova vida em Nova York e está determinado a fazer com que tudo dê certo: Cassie estuda numa boa escola, ele tem um emprego estável e, finalmente, sente-se pronto para engatar um novo relacionamento. 
Apesar de ter as melhores intenções, Scott não consegue manter-se longe dos holofotes -ou das lentes de aumento-, e não vai demorar muito para que sua nova vida desmorone. Quando um antigo cúmplice da época de crimes vai a julgamento, pai e filha veem-se às voltas com guarda-costas enviados pelo governo a fim de protegê-los. Scott acha isso desnecessário, mas ele desconsidera algo de fundamental importância: o fator adolescência. Quando a situação aperta para o lado de Cassie, Scott não hesita em trazer à tona o poderoso Homem-Formiga (sem ironia). 
Mas o que esse vilão realmente deseja? Scott e Cassie talvez estejam lutando contra algo muito maior do que eles imaginam. 
O premiado autor Jason Starr traz aos fãs a história inédita, repleta de desespero, segredos e grandes aventuras de proporções microscópicas!
♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ 



Olá pessoal, tudo beleza por aí? 


Lembro que quando fui assistir ao Homem Formiga nos cinemas (para quem não viu... vale a pena hein?) eu não estava esperando naaaada do filme, estava indo porque levava o selo Marvel e só. Mas sai de lá totalmente fascinada pelo filme, pela temática, por tudo, fora que minha barriga doía de tanto que eu tinha rido no filme. E dai eu decidi que queria e precisava ler o livro. Geralmente o livro é superior ao filme, em 99% dos casos é, mas nesse eu acho que ambos se igualaram. Vamos falar sobre formigas agora, então...

{Imagem da numeração/ilustração dos capítulos} 

Como eu disse eu esperava algo como o filme, mas me surpreendi bastante ao ver que o nosso atrapalhado e querido Scott desta vez já está mais maduro, realmente deixou o mundo do crime e está focado em ser uma pessoa comum (claro, isso se você levar em conta que ele pode ficar do tamanho de uma formiga, mega normal), um pai presente e acima de tudo, ele quer um novo amor na vida. Sim, eu achei que jamais veria um super-herói buscando relacionamentos na internet, mas eu li isso e ri muito. Com uma filha agora adolescente, Scott tenta seguir a vida, com um emprego mais ou menos, uma casa alugada próxima a escola da filha. 

Seu primeiro encontro se torna um fracasso total pois a mulher, além de só falar do seu ex-marido, se assusta quando nosso herói tenta defender uma formiga de ser morta pelas mãos da mesma. Como um dia qualquer na vida dele, acostumado com esse tipo de frustração, ele segue para sua residência com a filha "aborrecente" literalmente até que é surpreendido pela visita de agentes do FBI. Pela primeira vez em anos ele se sente seguro em atender aquela visita, porém descobre que sua vida está prestes a desmoronar porque um dos seus antigos cúmplices no crime, Willie Dugan escapou da prisão. Nada seria tão feio se Scott não tivesse testemunhado contra ele e o tivesse mandado a cadeia por longos anos. Se não fosse SÓ isso, Dugan começa a matar todas as pessoas que o levaram a cadeia, inclusive o juiz. Ou seja, você pode sair do crime, mas o crime não sai de você. 

Preocupado com o possível namorado da filha, agora Scott acrescenta à sua lista a escolta feita pelos agentes do FBI para manter ele, sua filha e sua ex-mulher histérica a salvo pois acreditam que ele seja o próximo alvo. O sumiço aparente de sua filha o deixa em parafusos assim que descobre que a mesma descobriu como utilizar a roupa com o gás PYM capas de o encolher para assustar uma amiga de escola e, se ainda não bastasse, encontra misteriosamente uma mulher que parece ter exatamente seu perfil: divorciada, com uma filha da idade de Cassie e que por sinal está se mudando para a escola dele que em seguida some de sua vida. 
{Marca páginas: frente e verso -que fofura, cheio de formigas, adorei} 

Mesmo após terem detectado que Dugan estava possivelmente morto, sua vida continua entrando pelo cano quando sua filha é raptada deixando um dos agentes baleado para trás. E agora, ele se da conta, o Homem-Formiga é novamente necessário. E não só para resolver esse "pequeno" problema, mas também para descobrir porque todas as formigas estão morrendo, acreditem, é isso mesmo, elas estão procurando locais úmidos para morrerem. É, pelo visto nosso amigo tem muuito trabalho a fazer, mas isso não nos impede de ficar de olho nele. 

Fiquei mega motivada a ler a história dele, e acreditem, eu aprendi muitas coisas sobre formigas durante a leitura. Não só isso, a ideia de que um super herói quer fugir das câmeras e que a maior motivação dele é o respeito da própria filha... isso realmente me motivou ainda mais a ler. Eu adoro a ideia de manter o herói escondido por trás da máscara então isso reforçou a minha ideia de "cuidado, não deixem que te vejam sendo normal!". A leitura do livro também é bem simples, de fácil compreensão e nos dá uma visão ampla de um pai solteiro em dias atuais preocupado com a vida e, claro, tentando arranjar uma namorada. O que, pelo visto, é muito, muito difícil. 
{Uma das muitas formigas perdidas no meio do livro, muito, muito criativo e lindo} 


Além do aprendizado sobre formigas (confesso, o meu maior conhecimento sobre elas se limitou em "Vida dos Insetos" e olhe lá) consegui me identificar com o próprio personagem durante seu dia a dia corrido. O que eu mais gosto em todos esses livros da Novo Século é a forma como eles realmente são bonitos e bem escritos, ou seja, não tem como não compreender o que o autor tenta nos passar e ele não perde tempo enrolando na escrita como muuuitos autores fazer. O que tem que ser, é o que está escrito e ponto. Sem palavras loucas, parágrafos enormes nem nada. 

E ai, curiosidade nas formigas? Olha só, eu fiquei, e descobri que elas sem bem importantes no nosso mundo, pode parecer idiota, mas gostei de ver isso em um livro de super heróis. Confere ai, o livro é tão boooom *--*




Frases em destaque: 

"-Adoro honestidade- disse ela.
Claro que adorava. Todo mundo adora honestidade até que ouve uma coisa que não queria ouvir" {Pág. 28}

"E outra coisa esquisita: vendo-as daquele jeito, tão de perto, dava para reparar que eram diferentes entre si. Cassie sempre pensara que toda formiga tinha a mesma aparência, mas agora podia ver que do mesmo modo que os humanos têm traços diferentes que os distinguem uns dos outros, as formigas também tinham. Tamanhos diversos de olhos, antenas, pernas, a cor, até mesmo expressões faciais. Havia formigas crianças, adolescentes, adultas e mais idosas, com cara de avô-sabe-tudo. E havia também uma sensação de comunidade, ordem -como como os humanos." {Pág. 86} 


Por Bruna 


Nenhum comentário:

Postar um comentário