06 abril 2016

A origem da justiça ou a origem da desgraça?


Sinopse: Batman vs Superman: Dawn of Justice é um filme de super-herói americano de 2016 dirigido por Zack Snyder e com roteiro de Chris Terrio e David S. Goyer. Após os eventos de O Homem de Aço, Superman divide a opinião da população mundial. Enquanto muitos contam com ele como herói e principal salvador, vários outros não concordam com sua permanência no planeta. Bruce Wayne está do lado dos inimigos de Clark Kent e decide usar sua força de Batman para enfrentá-lo. Enquanto os dois brigam, porém, uma nova ameaça ganha força.

Obvio que o feriado viria, eu iria viajar, mas jamais sairia da cidade sem conferir a nova estreia do cinema: batman vs superman. Acontece que eu ainda não decidi se eu gostei do filme ou se achei ele uma completa furada e perca de tempo, por isso resolvi fazer uma resenha breve para tentar convencer minha mente de que ela precisa se posicionar ou contra ou a favor deste filme.

Todo mundo sabe que foi um filme muito aguardado pelos fãs, de forma que eu também esperava muito dele e o simples fato de não saber como eu me posiciono com ele já é algo que me deixa muito irritada. Quando finalmente foi anunciado que iria as telonas o grande confronto entre os heróis, muito se esperou disso, uma vez que muitos lados foram tomados, novamente, entre as épicas batalhas de heróis. Eu particularmente fiquei ao lado do homem de aço, mais uma vez.

O filme segue os padrões da DC, uma vez que ele segue os padrões sérios de todos os outros filmes, mas eu acho que isso tornou o filme muito melhor e foi muito bem aceito por mim, ao menos. Não entendam mal, eu adoro uma boa referência, algo que me faça rir, mas eu acredito que quando o filme já tem conteúdos que o tornam pesado, a seriedade faz com o expectador passe a observar o filme como um todo, desde os efeitos até as coisas mais simples, tipo, os detalhes de roupas, cenários....E a seriedade do filme foi promissora, afinal hoje é segunda-feira e eu lembro bem de cada cena do filme. Ou seja, eu levei a sério a temática dele.

Essa seriedade serve também para lembrar o grande progressos que o mundo dos super-heróis conquistou, afinal eu bem me lembro que uma vez isso era rotulado como programa para crianças, de forma que hoje é comum vermos a forma como esses filmes são tratados por um público de diferentes faixas etárias. Essa seriedade serviu ainda mais para me convencer de que as vezes um filme mais sério é tudo o que precisamos, e nesse quesito o filme dá show.

O que eu posso dizer claramente do filme é que ele não é uma refilmagem, de forma que Zack retirou elementos de várias histórias conhecidas pelos fãs e trouxe para as telonas, preenchendo o vazio de conteúdo que tivemos em outras cessões. (Não citarei nomes porque vai de opinião e acredito que eu receberia bastante xingamentos por isso :X). O que eu posso dizer aos fãs: veremos muitas cenas épicas e frases dos quadrinhos finalmente reproduzidas nas telas com muita fidelidade. Algumas, claro, afinal nem tudo é possível.


O filme basicamente gira em torno das ações do superman, uma vez que estas são questionadas pelo governo de Metrópolis. Até quando ele não responde por seus atos? Por que ele não responde? Ele é uma ameaça ou um aliado para a população? Essas são as perguntas base para a população e o governo, uma vez que a cidade está sempre sendo alvo de ataques.

Mas não só ele apresenta “problemas” para a população. Batman também não tem sido visto como um herói para a população, sendo acusado pelas mortes de vilões presos por ele. Bingo, aqui está algo que eu gostei muito na retratação do Batman. Novamente ele é o menino que teve uma infância sofrida diante da perda dos pais, essas coisas que eu acredito que todos saibam. Agora, porém, ele anda cansado das afrontas do mundo, então não hesita em bater e atirar. A visão de bom moço que ele sempre pareceu passar a todos cai por terra, e eu devo me render: eu gostei bastante. A essência não muda: O jovem rico que ainda tem pesadelos com os pais. Mas essa nova versão... Explorem isso, realmente ficou bom. E ele decide que a falta de responsabilidade e o uso excessivo dos punhos do Superman é algo que ameaça o mundo, de forma que decide combate-lo.

Estamos acostumados aos filmes de super-heróis em que tudo segue em padrão bonito e esperado. Eu confesso que a minha decepção foi exatamente isso: foi o esperado. Não teve algo a mais, não houve um melhor aproveitamento de cenas, uma vez que foi apresentado apenas e somente aquilo. O filme é enxuto, de forma que as ideias são jogadas ao vento e segure quem puder, conseguir e quem quiser. Muitas cenas poderiam ter sido melhor exploradas, de forma que o filme se tornou...Um grande divisor, eu acho que posso chamar assim. Ou você sabe da história em si, ou não consegue acompanhar muitas coisas.

Minha segunda maior decepção: Mulher-Maravilha. A moça linda que estava na festa. Oi? Só isso, produção? Não falta algo mais aqui para saciar a mente dos mais apaixonados? Eu confesso, essa mulher é maravilhosa, faz jus ao nome, e eu sai apaixonada por ela. Mas acredito que poderia ter um pouco mais, e eu sei que muitas pessoas também pensarão assim quando assistirem. A entrada triunfal dela na batalha? Uffa... Mereceu meus aplausos. Mas eu insisto: queria mais. E ao povo do “mimimi ela não é tão bonita igual fulaninha”... Vai ler um livro. (Falo mesmo!)

O que gostei bastante foi ver um Clark que sabe exatamente o que quer, que não está confuso e que está realmente empenhado pela sua causa, não se escondendo. Mostra sua vida como repórter e sua vida com a Lois, bem como sua dificuldade de conciliá-las, às vezes. A ideia de um super-herói impotente diante das responsabilidades que o mundo impõe foi à cena mais tocante para mim, bem como a forma como suas emoções em relação a família e o bem estar deles é o ponto mais importante de tudo, uma vez que ele muda o rumo dos fatos para salvar a vida de um desses membros.

Já o Luthor... Eu fiquei decidindo se falaria dele. Quem está acostumado com o carecão, esqueçam. O empresário desta vez está atrás de poder, como sempre, e incita a briga entre Superman e Batman. A realidade? Odiei ele. Odiei o ator, odiei tudo nele. Simples assim. Ele não me convenceu, e me irritou bastante. Esse é meu terceiro ponto de desgosto com o filme. Ele é diferente, mas o diferente nem sempre é bom.


Minha conclusão: Certamente o filme é um presente para quem, assim como eu, adora. Não sei ao certo se eu gostei ou não dele ao todo, existem coisas que poderiam sim ter sido melhor e mais bem exploradas, mas eu sei que em um futuro próximo isso poderá acontecer. Minha posição não está formada, mas a emoção de saber que o filme finalmente está aqui ao nosso alcance já bastou para me animar bastante. Acho que posso considerar o filme um presente de “Páscoa”. Se foi bom ou se foi ruim, eu não sei ao certo, só sei que eu veria novamente, e novamente, e novamente, após para ter certeza de que tudo o que amo e adora não se perdeu com o tempo.

Crítica: Batman v Superman: Dawn of Justice recebeu críticas bastante negativas dos críticos; a atuação de Affleck (Batman) e Gadot (Mulher-Maravilha) e o visual foram bem comentados, mas as reclamações se direcionaram para o seu tom sombrio, o excesso de efeitos especiais e a falta de humor e foco. Rotten Tomates deu a Batman v Superman: Dawn of Justice uma classificação de 30% de aprovação, com base em 223 resenhas, com uma nota média de 5.1/10. De acordo com o consenso crítico do site, "Batman v Superman: Dawn of Justice sufoca uma história potencialmente poderosa - e alguns dos super-heróis mais emblemáticos da América - em um turbilhão sombrio orientado de ação e efeitos." Metacritic, que atribui uma avaliação normalizada a comentários de críticos convencionais, deu ao filme uma pontuação média de 44/100, baseado em 50 críticas, indicando "críticas mistas ou médias".


E vocês, já foram conferir?
Sabe para quem estão torcendo já?
Até a próxima galera! 
P.S. Feriado, sinto sua falta desde já. 
Por Bruna. ♚

Nenhum comentário:

Postar um comentário